5 de agosto de 2015

A verdade que ninguém nunca contou a você sobre a felicidade



Ser feliz é o sonho de muitos, mas poucos conseguem.


Conheça o porque fracassamos na busca pela felicidade



A felicidade é algo que praticamente todos estamos em busca, porém poucos são aqueles que a alcançam, mas o que realmente tem acontecido?



Estamos cada vez mais pressionados com a nossa própria vida. Buscamos sermos bem sucedidos profissionalmente, sermos atraentes fisicamente, alcançarmos a tão sonhada qualidade de vida, termos bons relacionamentos, sucesso financeiro e por aí vai. Seria a realização disso tudo a felicidade?


A realidade infelizmente é outra. As consequências de todo esse nosso esforço tem sido mais e mais profissionais estressados, ansiosos, muitas vezes frustrados, sem tempo para a família e amigos. Cresce o número de pessoas com depressão, problemas emocionais, relacionamentos curtos e ruins, aumenta também a violência, as doenças físicas e mentais... 



Porque isso acontece? 


Simples, porque entendemos errado o conceito de felicidade. Ao longos dos anos, fomos inserindo informações e conceitos errados sobre o que é felicidade e de como ela acontece.




Quais os principais conceitos errados que temos sobre ser feliz?


  1. Para os mais pessimistas felicidade é utopia, acham impossível ser feliz com tantos problemas cotidianos, com tanto ódio e sofrimento no mundo.
  2. Para alguns outros, a felicidade é conforto, ou seja, é ter um bom emprego e sucesso profissional, uma casa, um carro, roupas de marca, algum luxo, um corpo sarado, "poder curtir a vida", ter férias sonhadas. Em suma, é o que a mídia costuma impor como felicidade, o prazer do ter.
  3. E ainda temos aqueles que acreditam que a felicidade seria não fazer nada, apenas não sofrer, tirar férias, não arriscar a vida, ou viver aquela tão famosa aposentadoria.


Porque esses conceitos são/ estão errados?


Relacionando podemos perceber que:
  1. Pessoas pessimistas já enxergam praticamente qualquer situação pelo lado ruim, logo é quase impossível ela conseguir ver a felicidade que existe no dia a dia tendo essa visão tão negativa de tudo e todos.
  2. Já sabemos quais as principais consequências dessa busca pelo ter: estresse, ansiedade, falta de tempo... Além disso, a sensação que muitos tem de prazer quando adquirem algo é momentânea, então depois que ela passa, volta todo aquele vazio que precisa ser saciado novamente. Logo, isso também não é felicidade.
  3. E por fim, como uma vida monótona, do tipo sem fazer absolutamente nada, só esperar a vida passar, sem riscos, sem objetivos, pode ser felicidade? Isso soa mais como desperdiçar a vida do que ser feliz. Concorda?

Afinal, onde está a felicidade? 



"DA FELICIDADE
Quantas vezes a gente, em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão, por toda parte, os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!" 
Mario Quintana


Podemos fazer uma analogia da felicidade como se ela fosse essa ventura que o poeta brasileiro Mario Quintana descreve em seu pequeno poema. Procuramos tanto por ela, em toda a parte, que não conseguimos enxergar o quão perto de nós ela está. 


O grande problema na busca pela felicidade é que aprendemos desde cedo que é preciso ter algo, ou até mesmo ser "alguém" para ser feliz, é preciso lutar, correr atrás, procurar de qualquer jeito a fórmula da felicidade. 


Porém, felicidade não consiste em ter, nem em buscar, felicidade é um estado de espírito. Ou seja, felicidade vem de dentro de você!


Dalai Lama disse:


“A felicidade é um estado de espírito. Se a sua mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não vão lhe proporcionar felicidade. Felicidade significa paz de espírito”




A verdade que ninguém nunca contou pra você sobre a felicidade é que quanto mais procuramos intensamente por ela mais nos afastamos dela! 

Os homens que procuram a felicidade são como os embriagados que não conseguem encontrar a própria casa, apesar de saberem que a têm.
Voltaire


Como ser feliz? O que é esse estado de felicidade?



O grande líder pacifista indiano Mahatma Gandhi já dizia "Não existe um caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho!" Ser feliz está ligado com o modo que você vive e convive, é um sentimento complexo dentro de você que faz laço com outros sentimentos como a alegria, a satisfação, contentamento, realização, esperança e liberdade e não com o que você realmente tem de bens materiais ou o que você faz, e sim como faz.


Parece complicado e é. Ser feliz não exclui passar por dores ou dificuldades na vida, pelo contrário, quando estamos felizes sabemos lidar melhor com os sentimentos ruins e as fases difíceis da vida. Como isso acontece? 


Quando alguém é feliz, ela encara todas as fases da vida como oportunidades para ser alguém melhor para si mesmo e para o próximo. Enfrenta seus medos e dificuldades com esperança e determinação. 



Como é alguém feliz?



É aquela pessoa que não se deixa influenciar pelos padrões da sociedade, ela possui seus próprios planos e projetos de vida e acredita neles. É alguém que se sente mais forte e esperançosa após um momento ruim ou uma perda. É aquela que aproveita todos os momentos da vida como se fossem os últimos e tem uma vida leve e bonita.


Quando alguém é feliz ela transmite isso para os que estão próximos dela. Por ser um estado de espírito, a felicidade dela pode contagiar momentaneamente alguém que esteja por perto. 






Vamos a um exemplo: Você conhece alguém que só de chegar perto, você já se sente melhor, uma sensação de paz, tranquilidade e harmonia? 


Ou ainda, conhece alguém que mesmo em uma situação de extrema dor, perda e sofrimento continua com fé, esperanças, acreditando que tudo vai dar certo e leva um belo sorriso no rosto?


Ou até alguém que parece viver tão leve que você nunca a viu com um expressão de tristeza ou mágoa?


Bom, se conhece alguém assim, com certeza essa pessoa é feliz, pois o estado de espírito dela é de contemplar a vida apesar das circunstancias ruins. Aliás, pessoas com esse estado de espírito são extremamente agradecidas, agradecem até pelas dificuldades, pois sabem que sem elas nunca poderiam crescer e ser quem são.



Qual o segredo para ser feliz?


O segredo do estado de espírito da felicidade é equilíbrio na vida, tal qual a primeira imagem dessa postagem, a vida é como uma corda bamba, para sermos felizes, precisamos nos equilibrar. E como nos equilibramos?


Nos equilibramos conhecendo nós mesmos, nosso interior, nossas emoções e sentimentos, nossas fraquezas e também nossas virtudes. Quem consegue aprender sobre si próprio, consegue enxergar os pontos em que precisa melhorar e com isso, consegue maior auto-controle para suportar as adversidades da vida e também consegue aproveitar melhor cada dia e isso é ser feliz.


Por fim, quando alguém é realmente feliz, ela não necessita mostrar pro resto do mundo que é, não precisa compartilhar sua vida para a sociedade para reforçar o que ela é. Ela não precisa de motivos para ser feliz, ela simplesmente é.


Em resumo

  1. A felicidade existe e não podemos comprá-la.
  2. Felicidade é um estado de espírito.
  3. Quando mais buscamos pela felicidade, mais distantes ficamos dela.
  4. Não há um caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho, ela está dentro de você!
  5. Ser feliz não significa não ter dor, muito menos não ter dificuldades, pelo contrário, significa encarar as situações ruins da vida como uma oportunidade de ser melhor.
  6. Pessoas felizes vivem o equilíbrio na vida.
  7. Pessoas felizes contagiam outras pessoas com sua felicidade.
  8. O segredo de ser feliz é se auto conhecer, conhecer suas emoções, seus sentimentos, suas virtudes e fraquezas.
  9. Quem é feliz simplesmente é e não precisa demonstrar isso para ninguém.

E você é feliz?


Compartilhe a sua opinião e não se esqueça de se inscrever em nossa lista de e mail para receber novos artigos (você pode fazer isso no menu direito desse blog).

Um abraço, 
A Viajante.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

O que você achou dessa viagem?

Compartilhe